top of page

Teatro de Brinquedos & Histórias de Papel

O espetáculo “Teatro de Brinquedos & Histórias de Papel” une contação de histórias e “Teatro de Papel”, uma técnica de animação que trabalha com espetáculos de curta duração com bonecos em miniatura feitos com papel.

O espetáculo composto por histórias de assombração, fábulas e contos populares feitos com bonecos em miniatura. O espetáculo é fruto do projeto “Teatro de Brinquedo Do Papel a Cena”, incentivado pelo Fundo Municipal de Cultura em 2016, que durante sua execução realizou oficinas de desenho e ilustração, contação de histórias, jogos teatrais, manipulação de bonecos e construção de caixas cênicas, capacitando dezenas de jovens e adultos na linguagem do teatro de papel.

Como resultado do projeto o Grupo Teatro do Imprevisto realizou a montagem deste trabalho com intuito de verticalizar suas pesquisas na linguagem da animação e concomitantemente fomentar o conhecimento do teatro de papel com espetáculos de curta duração e bonecos em miniaturas direcionando este trabalho todos os públicos. Para o espectador não há mágica, atores, contadores e bonecos estão a todo tempo expostos interligados no ato de contar histórias.

Em 2018 o projeto foi credenciando no edital de circulação da Fundação Cultural Cassiano Ricardo de SJCampos, e realizou inúmeras apresentações em escolas, bibliotecas, parques públicos, salas de leituras, teatros e em alguns festivais, como: Festivale – Festival de Teatro de SJCampos, Flim – Festa Literária de SJCampos e Litoral em Cena.

A proposta tem caráter intergeracional e destina-se a todas as idades, principalmente crianças, apresentando ao público novas possibilidades do teatro no bonecos.

No teatro de brinquedos o público é convidado a exercitar a imaginação, para o espectador não há mágica, atores, contadores e bonecos estão a todo tempo expostos interligados no ato de contar histórias.

Sobre o Teatro de Brinquedos: O Toy Theather (Teatro de Brinquedo) surgiu na Inglaterra no século XIX e logo ele tornou-se conhecido em muitos países da Europa. Na época ir ao teatro era um acontecimento social muito importante e a partir disso o Teatro de Brinquedos passou a ser comercializado como réplica dos grandes espetáculos em turnê pela Europa. Dessa forma tornou-se uma forma de diversão, as pessoas se reuniam para brincar e contar histórias com a finalidade de entretenimento para um público reduzido.

Sinopse

Teatro de Brinquedos e Histórias de Papel é composto por histórias de assombração, fábulas e contos populares. A encenação se passa com uma trupe de atores, que utilizam um miniteatro e bonecos de papel, com narrativas das histórias "Pedro Malasartes e a Sopa de Pedra" e "O Guaname". De forma lúdica e bem humorada, a brincadeira fala sobre a importância de cultivar a generosidade, humildade e lealdade. Por meio de uma viagem no tempo, o espetáculo apresenta a técnica do teatro de papel com bonecos 2D, uma modalidade que surgiu no final do século XVIII e buscava copiar grandes clássicos.

 

 

Público alvo

Crianças a partir de três anos, classificação livre.

 

 

Duração do espetáculo

40 minutos de apresentação

40 minutos para montagem e desmontagem

 

 

Ficha Técnica

Espetáculo: TEATRO DE BRINQUEDOS & HISTÓRIAS DE PAPEL

Gênero: Teatro Animação/ Teatro de Papel

Classificação: Livre

Direção: Ricardo Verissimo

Elenco: Cibele Tomaz, Izildinha Costa e Ricardo Verissimo

Texto: Contos populares de domínio público

Dramaturgia/ Adaptação:  Ricardo Verissimo

Músicas e Sonorização: Izildinha Costa

Projeto cenografia: Ricardo Verissimo

Figurinos: Pitiu Bonfim

Fotografia: Melissa Rahal e Edilson Pereira

Produção: Ricardo Verissimo e Izildinha Costa

bottom of page