top of page

O elenco

CIBELE TOMAZ

- Atriz, Palhaça e Produtora

É atriz, formada em Canto Coral e Teatro Musical pela Escola de Atores Wolf Maya. Em 2000 iniciou seus estudos em oficinas livres de teatro por meio de cooperativas, além de ações comunitárias. Em 2005 formou-se no curso de “Teatro Profissionalizante” pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com direção de Roberval Rodolfo da “Cia Bola de Meia”, além de oficinas de aperfeiçoamento nas Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, Sesi São José dos Campos e Fundação Cultural de Jacarei. Entre as oficinas mais recentes: “O jogo do Palhaço”, com Priscila Jacomo, “ Palhaçaria – A Liberdade do Ser”, com Adriana Marques, “Circo Teatro do Melodrama”, com Guarahna Ramos, “Circo Teatro”, com Fernando Neves, “Performance e Teatro Relacional”, com Marcelo Denny, “Teatro Lambe Lambe”, com Grupo Girino, entre outros. Como atriz integrou a Cia Balaio das Artes (2006), no elenco do espetáculo “Sacra Folia” de Luis Alberto de Abreu, circulando por diversos festivais no interior de São Paulo; Em 2012 foi atriz convidada na Cia Teatro do Rinoceronte, no espetáculo “Cabaré Del Rinoceronte”, com direção de Carlos Rosa. Desde 2014 integra o GTI – Grupo Teatro do Imprevisto, no núcleo de animação do coletivo, participando de oficinas e residências artísticas na linguagens do teatro de mamulengos no Museu do Mamulengo em Glória de Goitá – PE e teatro lambe lambe com Grupo Girino em Belo Horizonte – MG. Integra os espetáculos “Solteira Sim, Sozinha Nunca - O Casamento da Mulher Solteirona”, espetáculo inspirado no teatro de mamulengos, com circulação por cidades do litoral norte, Vitória - ES e Porto Alegre-RS. Além do espetáculo “Teatro de Brinquedos & Histórias de Papel”, trabalho com circulação por SJCampos e Vale do Paraíba, “Miragens na Caixa – Teatro Lambe-Lambe”, com direção de Tiago Almeida e Iasmin Marques, do Grupo Girino e "No Quintal do Mundaréu", com direção de Luiz Carlos Laranjeiras.

- Ator, Bonequeiro e Produtor Executivo

RICARDO SALEM

Pós Graduando em Gestão de Projetos Culturais no CELACC – USP – Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação; Formado em Gestão Cultural pelo SENAC– SP; Mídias Digitais pela FMU – Faculdade Metropolitanas Unidas. É graduado em Jornalismo pela UNITAU – Universidade de Taubaté e Técnico em Arte Dramática pelo TUCA – Teatro da Universidade Católica PUC - São Paulo.

Cursou dois módulos de Teatro Musical pela Thymeli Dança, Teatro e Música – SP, além de cursos livres na SP Escola de Teatro Centro de Formação das Artes do Palco nas áreas de “Atuação e Direção teatral”, com Carlos Céldran, “Teatro de Animação Dramaturgia e Manipulação”, com Luiz André Cherubine, Cia Sobrevento, “Commédia Dell Arte e Precisão Física e Verbal”, com Márcio Mello e “Produção Cultural”, com Ana Paula Galvão. Estudou também pelas Oficinas Culturais do Estado de SP nas oficinas “Clow Criação e Expressão”, coordenação de Ana Pilchowki e “Bufonaria”, coordenação de Fabiana Monsalú, “Teatro Essencial – Teoria e Prática”, com Denise Stoklos e “O Ator em Estado Polifônico – Workshop de Aprofundamento Cênico”, com Eduardo Moreira, além de diversos cursos livres na área de Gestão Cultural e Economia Criativa.

É Produtor Executivo do Grupo Teatro do Imprevisto, tendo coordenado os projetos “Miragens na Caixa – Teatro Lambe Lambe” e “As três Marias, estrelas do Sertão”, produzidos por meio do Proac – Programa de Ação Cultural - (2019 e 2021); além dos projetos “Teatro de Brinquedos e Histórias de Papel”, “Anima Rede” e “São José Cidade Fantástica”, produzidos por meio do FMC – Fundo Municipal de Cultura de São José dos Campos e Lei Aldir Blanc.

Arte educador na Oficina de Capacitação para Elaboração de Atividades e/ou Projetos para Editais para Fundo Municipal de Cultura de São Sebastião em 2023; Parecerista do edital “Difusão artística cultural” – Fundo Municipal de Jacareí em 2022; Consultor produtor nas Oficinas Tira-Dúvidas para os editais “Subsídios para manutenção de espaços artísticos e culturais”, “Diversidade Cultural de Jacareí” e “Equipa Jacareí” – LAB – Lei Aldir Blanc e Edital LIC  – Lei de Incentivo à Cultura de Jacareí”, em 2020.

Foi Assessor de Imprensa (2014) na Prefeitura de Santa Branca, atuando como porta voz e produtor de conteúdo para plataformas digitais e veículos de comunicação regional.

Entre 2012 a 2022 foi arte-educador em oficinas de Iniciação Teatral, Gestão de Comunicação e Gestão Cultural para o projeto Oficinas Culturais do Estado de São Paulo – Altino Bondesan, Fundação Cultural Cassiano Ricardo – Sjcampos, Fundação Cultural Benedito Siqueira e Silva e  Ong ProJoa – Casa de Cultura – Joanopolis.

Em 2014 foi voluntário no GT de Comunicação do projeto Força Tarefa Jovem da UNAIDS BRASIL e ONU – Organização das Nações unidas, com foco em controle social do HIV/ AIDS e controle e populações chave; Participou como facilitador do 10º Congresso de HIV/ AIDS como convidado para mesa redonda sobre “Mídias Digitais e Ativismo Social”, além de ser formador na área de comunicação do Curso para Formação de Jovens Lideranças, realizado em Brasília no DF.

- Atriz, Bonequeira e Percussionista

VIVIAN RAU

Desde 2000 é atriz e bonequeira com formação em cursos livres e residências artísticas com grupos e mestres como Luiz Carlo Laranjeiras, tendo atuado nos espetáculos Labirinto de Januário de IloKrugli - CIA  ArtísticaMamulengar   Teatro de Mamulengos  -  “Torturas de um Coração”    de    Ariano Suassuna. Em 2000 realizou estudos, pesquisas e práticas do teatro de mamulengos resultando na criação do “Bloco dos Mamulengos”. Em 2006 fundou o  Grupo Boneco  Vivo, circulando pelo Estado de Pernambuco em diversas cidades. Nesse período atou nos espetáculos “A Fabulosa Caravana de Seu Malaquias”, “Seu Durval Balil e suas Histórias” e “Zé Café e as Encrencas das Inconsequências”. Com o Grupo Boneco Vivo criou projetos de oficinas para construção, manipulação e interpretação de mamulengos, cenário e adereços (técnica Empapelamento).Em 2008, de volta ao interior de São Paulo integrou como atriz, bonequeira e aderecista a Cia VelhusNovatusnos espetáculos“Memórias de Santana”  e“Velhus Causos”  - Grupo de Teatro Tropa do Vale  nos espetáculos “Zumbi um Herói Popular”, “Eh!  ParaíParaiba!”, “ALCA O Dragão do século XXI” e “Brasil Doente” e “Grupo Teatro do Imprevisto”, no projeto “Miragens na Caixa – Teatro Lambe lambe”. Desde 2010 atua como monitora de oficinas paraDança Folclórica, Empapelamento, Construção de Brinquedos e Mamulengos para Fundação Cultural Cassiano Ricardo  e rede pública de ensino em SJCampos - SP

IZILDINHA COSTA

- Atriz, Compositora e Musicista

Atriz de formação livre. Iniciou seus estudos e experiências teatrais em 2002. A partir daí participou de diversos cursos, oficinas e workshops, entre eles: Dança orgânica e consciência corporal com Marília Felipe-RJ/ Dramaturgia com Xico de Assis/A arte de contar histórias com Stela Barbieri/ Narrativa visual com Lily Cury-SP/Títeres para titeriteiros com Carlos Martinez/Argentina/O trabalho do bonequeiro com Mariana Liberman  Chile/Oficina de animação com Henrique Sitchin (Cia Truks – SP)/ Ator na rua com Ésio Magalhães (Barracão Teatro Campinas)/Neutralidade e Melodrama com  Ana Luiza Cardoso (Cia Os Melodramáticos – RJ)/

Composição Gestual – Partitura física com Fernando Rodrigues (Teatro Químico)/O Ator em estado polifônico – com Eduardo Moreira(Grupo Galpão)/ O teatro Essencial – com Denise Stocklos. Realizou trabalhos com diversos grupos, entre eles: Um dia ouvi a Lua com direção de Eduardo Moreira(Grupo Galpão) e Toda nudez será castigada com direção Claudio Mendel, ambos com a Cia Teatro da Cidade-SJC, Guarda Zool com direção de Henrique Sitchin (Cia Truks) com a Cia Teatro das coisas; criou em 2005 o grupo Ô, minha gente!  com o qual participou de diversas mostras e festivais, ganhando como melhor atriz categoria rua no 36º FESTE com o espetáculo Aqui Trem-histórias da ferrovia – Direção Marcio Douglas (Cia La Cascata)- Com Cia Teatro da Cidade – SJC. Hoje integra os grupos Cia Teatro de Histórias, Fulôres e Canto de Coruja.

bottom of page