top of page
AD.jpg

CASA DE FARINHA

Casa de Farinha – criação de Mestre Saúba. Peça do acervo do Museu do Folclore de São José dos Campos. Fotos: Ricardo Salem

A “Casa de Farinha” é uma composição criada por Antônio Elias da Silva, Mestre Saúba. Autodidata, aprendeu o mamulengo com o Mestre Pedro Rosa, mas se encantou pelo universo das engrenagens quando viu pela primeira vez um cata vento. A partir daí, fez um mergulho no universo das engrenagens e sem utilizar manual, criou diversas composições mecânicas com bonecos mamulengos. Dentre suas criações estão, a “Casa de lampião”, “Casa de Escravos” e a famosa “Casa de Farinha”, que reproduz a produção da farinha de mandioca na época em que a população rural utilizava a tração animal com ofícios artesanais

Aos 71 anos Saúba foi assassinado em maio de 2022 e fazia parte do celeiro dos últimos mestres mamulengueiros da primeira geração.

painel 3_Museu do Folclore SJCampos_Casa de Farinha - Mestre Saúba_foto_RicardoSalem (2).J
AD.jpg

Sobre um tecido preto que forra o tampo de uma mesa retangular, há oito bonecos e seis bonecas de tamanho pequeno, que trabalham em uma produção artesanal da farinha de mandioca.

Seis bonecas, três pretas e três de pele clara, têm cabelos pretos. As bochechas e os lábios são pintados de vermelho. Todas usam vestidos estampados.

Os oito bonecos, quatro pretos e quatro de pele clara, têm cabelos escuros e usam chapéu de palha, camisa e calça.

Cada boneco tem o seu papel na produção.

Há uma boneca de pele clara que pega mandiocas de um carrinho.

Outras três descascam as mandiocas com facas grandes.

Outro boneco põe farinha em um moedor que é movido por um cabo conectado a uma roda grande, girada por um boneco de um idoso de bigode e barba grisalhos.

Dois bonecos movem uma engrenagem de madeira e aço que prensa a mandioca já descascada.

Duas bonecas estão sentadas em um toco de madeira e diante de um cocho retangular e cavado. Cada boneca segura uma peneira de vime e a farinha peneirada cai no cocho.

Outro boneco torra a farinha que está na parte de cima de um forno aberto e redondo puxando-a com um rodo.

No chão, ao lado do forno, há nove sacos de ráfia abertos e cheios de farinha já peneirada.

Na mesa, ao fundo, há um boneco de cavalo preto que carrega sacos de farinha no lombo.

bottom of page