top of page
AD.jpg

MESTRE BEL LOPES

Gilberto Souza Lopes da Silva, Mestre Bel, nascido em 1979, é um dos Bonequeiros e Mamulengueiros mais importantes do Brasil. Filho de Iracema Maria de Souza e José Lopes da Silva Filho – Mestre Zé Lopes, construiu sua carreira junto ao seu pai, acompanhando a brincadeira desde os seus 04 anos de idade.

É co-fundador da Associação Cultural dos Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá e compõe a equipe do Museu do Mamulengo de Glória do Goitá.

 

José Edvan, ou melhor, Mestre Bila, é brincante de mamulengo desde os nove anos de idade. Dedicou sua vida à Cultura Popular e hoje é reconhecido pela qualidade da sua brincadeira e de seu artesanato. Mestre Bila faz parte da Associação Cultural dos Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá e trabalha diariamente no Museu do Mamulengo, fabricando suas peças e “botando” boneco.

Fotos: Pablo Dantas

MESTRE BILA

painel 4_Museu Glória de Goitá_Mestre Bel_foto_Pablo Dantas.jpg
AD.jpg

Mestre Bel é um homem negro, de cabelos curtos e pretos, olhos escuros, bigode e barba aparados e também preto. Ele usa uma camiseta branca. Na frente, está escrito: Terreiro vivo, comunidade única, brincadeira eterna.

Abaixo, há um desenho dele mesmo segurando fantoches e sobre uma pequena plataforma onde se lê: Mamulengo Arte da Alegria.

Mestre Bel segura na mão esquerda, e por um cabo de madeira, uma boneca mediana de pele rosada, cabelos pretos e olhos verdes.

A boneca usa chapéu, batom vermelho e vestido estampado e em camadas separadas por rendas de cor verde-limão, e sapatos vermelhos.

Na mão direita, Mestre Bel segura um boneco de pele clara, cujo rosto está quase todo escondido pelos cabelos compridos, feitos de fios metalizados e nas cores roxa e dourada.

O corpo do boneco está coberto por um tecido composto por lantejoulas roxas, tendo à frente a estampa de uma flor, e rodeado por franjas amarelas.

Cada pétala da flor está preenchida por lantejoulas de uma única cor: azul, roxa, amarela, vermelha e verde.

painel 4_Museu Glória do Goitá_Mestre Bila_foto_Vinicius Dantas_edited.jpg
AD.jpg

Ao ar-livre, em chão de terra e diante de um tronco grosso de uma árvore, está Mestre Bila, um homem negro, de cabelos pretos e curtos, e olhos escuros.

Ele usa boné e camiseta branca que tem na frente o letreiro em verde: “Mamulengo da Mata”, e abaixo uma ilustração colorida de bonecos mamulengos.

Mestre Bila segura na mão esquerda uma boneca mediana, de pele clara e cabelos pretos e compridos.

Ela tem sobrancelhas pretas grossas, olhos grandes verdes, nariz largo e boca grande e carnuda pintada de vermelho.

A boneca mamulengo, de unhas também pintadas de vermelho, usa vestido branco estampado e em camadas, separadas por rendas, nas cores: vermelha, alaranjada e azul.

bottom of page